Com o passar dos anos, o corpo humano passa por diversas transformações internas e externas. A pele, por ser o maior órgão do corpo humano e, sobretudo, pela sua característica de ser a primeira barreira de contato com o ambiente externo, é o principal alvo dos sinais da idade. Em especial, a pele do rosto. Mas você já se perguntou como ocorre o envelhecimento facial?
De modo geral, o envelhecimento facial pode ser dividido em intrínseco e extrínseco. Vamos entender um pouco mais sobre cada tipo?
Envelhecimento facial intrínseco
Esse tipo de envelhecimento ocorre naturalmente na pele e em outros órgãos do corpo. É, por esse motivo, gradual e lento, já que provém da perda de colágeno, gordura e elasticidade.
Envelhecimento facial extrínseco
O envelhecimento facial extrínseco é mais intenso e perceptível, já que acontece por causa de fatores como a radiação ultravioleta, o stress, a insolação, fatores climáticos – umidade do ar, por exemplo – e o alto consumo de álcool e tabaco.
Dessa forma, tanto o envelhecimento facial intrínseco como o extrínseco, são responsáveis pela formação de rugas, manchas, linhas de expressão, flacidez e, em casos mais graves, câncer de pele.
Principais sinais do envelhecimento facial
Mudança na textura facial
Já teve a sensação de que seu rosto está “repuxando”? Com o passar dos anos, a pele facial pode perder a hidratação, o que também afeta seu brilho, viço e vitalidade.
Manchas
As manchas escuras na pele podem surgir pela exposição excessiva ao Sol, bem como por alterações hormonais, dando um aspecto envelhecido às mulheres e aos homens.
Rugas e Linhas de expressão
A perda natural de colágeno, gordura, elastina e ácido hialurônico causa o surgimento de rugas e linhas de expressão, como o bigode chinês e os pés de galinha.
Perda do Contorno e Volume Facial
A assimetria do rosto é caracterizada por uma diferença entre os dois lados da face. A perda do contorno facial está diretamente ligada à redução natural do colágeno e elastina, substâncias que contribuem para a sustentação do rosto. Além disso, com o envelhecimento da cútis, o volume facial também é afetado, resultando em áreas encovadas na bochecha, têmporas e região dos olhos.
Para combater os principais sinais do envelhecimento, invista em procedimentos estéticos faciais não invasivos como a Aplicação de Toxina Botulínica, o Preenchimento com Ácido Hialurônico e o Bioestimulador de Colágeno.
Aqui na Botocenter, temos o tratamento ideal para conter os sinais da idade, com avaliação gratuita.
Agende uma avaliação gratuita