Ambos os procedimentos são usados para o rejuvenescimento facial e apesar das diferenças, ainda são muito confundidos entre si.

Atualmente as pessoas estão mais preocupadas em manter uma rotina saudável, seja na prática de atividades físicas, alimentação balanceada e, claro, cuidados com a saúde e aparência do corpo. Para ter uma aparência jovial e bem cuidada, elas procuram tratamentos estéticos com métodos para melhorar a elasticidade da pele do rosto e se livrar das rugas. Entre as opções mais populares do momento estão o botox ou preenchimento facial.

A harmonização facial é composta fundamentalmente por essas duas técnicas que tem por objetivo tornar as marcas da face como rugas, sulcos exagerados que sejam pela idade ou pela própria genética da pessoa, mais suaves. Tudo para deixar o rosto com um aspecto mais jovial, saudável e mais bonito.

Portanto, antes de optar pelo procedimento ideal mais indicado para o seu caso, é importante entender as diferenças para saber se você precisa do botox ou preenchimento. Continue sua leitura e entenda melhor sobre cada um!

O que é o botox e para que serve?

O que é o botox e para que serve?

Para saber se você precisa de botox ou preenchimento, vamos começar explicando um pouco sobre o primeiro procedimento.

A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, é indicada para tratar rugas dinâmicas. Elas surgem em decorrência da movimentação excessiva e repetitiva dos músculos faciais, como franzir a testa ou movimentar a região dos olhos.

Essa substância é aplicada diretamente no músculo da face promovendo o seu enrijecimento e a diminuição das rugas e linhas de expressão mais aparentes. Dessa forma, o botox age como uma espécie de bloqueador neuromuscular, ou seja, deixa o músculo relaxado e estático. Sem a movimentação muscular, não há formação de rugas, mesmo que o paciente realize os movimentos continuamente. Além de tratar as rugas dinâmicas já existentes, a toxina botulínica também atua na prevenção de novas rugas.

O botox pode ser aplicado na testa, no músculo entre as sobrancelhas e na região lateral dos olhos para corrigir os pés de galinha. A aplicação é realizada com o auxílio de microagulhas que injetam a substância diretamente no músculo a ser tratado. Mas não precisa se preocupar, pois o procedimento é praticamente indolor e completamente seguro.

Como é o preenchimento facial e para que serve?

Como é o preenchimento facial e para que serve?

Antes de decidir entre o botox ou preenchimento, vamos explicar melhor a segunda opção de tratamento. 

O preenchimento facial é indicado para o tratamento de rugas estáticas. Diferente das rugas dinâmicas que só aparecem conforme movimentamos os músculos faciais, as rugas estáticas são aquelas que surgem em decorrência do envelhecimento natural ou como uma evolução das rugas dinâmicas, podendo ser vistas mesmo com os músculos relaxados.

O objetivo do tratamento é preencher os vincos e sulcos formados na região da face, recuperando a tonicidade e o volume do rosto, além de promover o rejuvenescimento facial. O preenchimento é realizado com ácido hialurônico, uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo, mas que vai decaindo conforme o processo de envelhecimento.

A substância pode ser aplicada em diversas partes do rosto, como bigode chinês, canto dos lábios, bochechas, queixo, nariz e mandíbula. Ou seja, o preenchimento não é indicado somente para corrigir rugas, mas também para dar volume e preencher regiões que apresentam vincos, sulcos e perda de gordura.

Botox ou preenchimento: qual escolher?

Botox ou preenchimento: qual escolher?

A principal diferença de indicação entre botox ou preenchimento facial é o tipo de ruga a ser tratada. Se a ruga for dinâmica, é necessário a aplicação da toxina botulínica, já se a ruga for estática, o mais indicado é optar pelo preenchimento facial.

Então dependendo da marca no seu rosto e se ela for ocasionada de uma forma dinâmica como nos casos das linhas da testa, dos pés de galinha e entre as sobrancelhas, deve-se utilizar a toxina botulínica para suavizar essas marcas. 

Já o preenchimento com ácido hialurônico vai principalmente nas seguintes áreas do rosto:  bigode chinês (sulco naso labial), código de barra (pequenos sulcos verticais acima do lábio) e para dar volume e contorno aos lábios.

O botox ou preenchimento precisam de cuidados especiais?

O botox ou preenchimento precisam de cuidados especiais?

Antes de tudo, é muito importante pesquisar mais sobre o procedimento e ter atenção a alguns aspectos antes e depois de se submeter a esses tratamentos estéticos. Seja botox ou preenchimento, todos precisam de cuidados especiais. Confira, a seguir, algumas recomendações.

Indicações do botox

O tratamento é contraindicado para:

  • pacientes que tenham alergia a alguma substância presente na formulação;
  • grávidas ou lactantes;
  • pessoas que apresentam doenças neuromusculares, imunológicas ou coagulopatias.

Indicações do preenchimento facial

O tratamento é contraindicado para:

  • pessoas que apresentam hipersensibilidade conhecida a algum composto presente na formulação;
  • pessoas com problemas imunológicos ou coagulopatias;
  • áreas da pele que estejam inflamadas ou com feridas aparentes — herpes, por exemplo;
  • pacientes que estejam fazendo uso de medicamentos anticoagulantes como: Ácido Acetilsalicílico e Ginkgo Biloba.

Seja no botox ou preenchimento, é importante tomar alguns cuidados:

  • deve-se manter um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação na mesma região, uma vez que o indivíduo pode gerar resistência ao produto;
  • utilizar filtro solar diariamente;
  • evitar pegar sol no dia seguinte à aplicação;
  • realizar pequenas massagens na região, caso surjam hematomas.
Quanto tempo duram os resultados?

Quanto tempo duram os resultados?

Seja o botox ou preenchimento, ambos os tratamentos apresentam resultados temporários, perdendo o efeito com o passar do tempo. Normalmente, os resultados do botox duram, em média, quatro meses, enquanto o resultado do preenchimento dura cerca de um ano.

Ao notar que o efeito do tratamento está diminuindo, é recomendável realizar novas sessões com um intervalo mínimo de três meses entre elas. Para que o resultado seja mais duradouro, é fundamental que o paciente tome alguns cuidados especiais, como utilizar filtro solar todos os dias e manter cuidados diários com a pele. 

Muitos agentes externos colaboram para o envelhecimento precoce, então fique atenta para manter esses costumes na sua rotina, potencializando a melhor duração e efeito do botox ou preenchimento

  • beber menos de 2 litros de água por dia;
  • evitar consumo exagerado de álcool;
  • manter uma dieta rica em nutrientes;
  • ter uma rotina diária de cuidados com a pele;
  • usar filtro solar no rosto todos os dias, até dentro de casa;
  • evitar o uso de cigarro.
Faça sua aplicação de toxina botulínica e dê adeus às rugas!

Faça sua aplicação de toxina botulínica e dê adeus às rugas!

Agora que você entendeu a importância da toxina botulínica no combate às rugas de expressão e melhora no aspecto da pele, pode contar com a clínica que vai cuidar da sua autoestima.

Na Botocenter contamos com profissionais especializadas, tecnologia de ponta e os melhores materiais do mercado estético. Tudo isso para garantir segurança no seu tratamento e resultados incríveis. Conheça já os nossos planos com condições especiais e agende sua primeira avaliação gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *