Seguir algumas orientações após a aplicação fazem toda a diferença na duração e resultado da toxina botulínica. 

A busca pelo rejuvenescimento facial e por uma aparência saudável, faz com que milhares de mulheres e homens, após os seus 25 anos, redobrem os cuidados com a pele. E essa atenção vai muito além dos produtos de skincare. Hoje em dia há uma valorização dos procedimentos estéticos que dão resultados mais rápidos e eficientes na pele.

A aplicação de toxina botulínica é um dos procedimentos mais realizados no Brasil e no mundo. Utilizada para amenizar rugas e marcas de expressão no rosto, a toxina paralisa o músculo e apresenta excelentes resultados. A única ressalva é que a aplicação tem valor elevado e prazo de validade. Mas a boa notícia é que existem alguns cuidados com a pele que ajudam a prolongar o efeito. E vamos listar aqui todas as dicas que você precisa saber para cuidar do seu rosto após o botox.

Filtro solar na rotina de cuidados com a pele

1. Filtro solar na rotina de cuidados com a pele

Após fazer a aplicação de toxina botulínica, é indispensável o uso de protetor solar todos os dias. Utilize até mesmo se ficar em casa ou em dias nublados, pois a luz indireta e as luzes das telas e de lâmpadas também prejudicam a pele. O filtro solar entra na rotina de cuidados com a pele para evitar manchas no rosto, pois a radiação solar é um dos principais fatores para ter uma pele com aparência envelhecida e textura nodular.

Quando você não usa o protetor facial corretamente, acaba diminuindo os efeitos do tratamento com botox e não alcança os melhores resultados como poderia. Para manter sua pele protegida é recomendado passar o filtro nas áreas do rosto e do pescoço, com de FPS 30 ou outro fator superior. Para reforçar esse cuidado, é necessária a reaplicação durante o dia.

A reposição de colágeno ajuda bastante

2. A reposição de colágeno ajuda bastante

O colágeno é uma proteína que temos naturalmente no nosso organismo, sendo responsável pela firmeza e elasticidade da pele. O surgimento de flacidez e de rugas no rosto é normal a partir dos 30 anos de idade, pois o corpo reduz a sua produção naturalmente, mesmo que você tenha feito a aplicação de toxina botulínica. Com a reposição de colágeno, a pele terá condições de garantir um melhor resultado do botox, prolongando o seu efeito.

Diante disso, vale a pena fazer a ingestão de produtos ou cosméticos que contenham o colágeno tipo I, que é a substância hidrolisada. Assim, você garante mais elasticidade e firmeza para a pele. A rotina de cuidados com a pele não deve ser somente externa, quando você repõe substâncias naturais do corpo, ajuda diretamente na saúde e beleza da derme.

Alie bons hábitos com os cuidados com a pele

3. Alie bons hábitos com os cuidados com a pele

Você já entendeu que o sol potencializa o envelhecimento da pele, mas há outros fatores que contribuem para a alteração da saúde da nossa pele, como a alimentação. Para garantir os melhores resultados do seu tratamento com botox, é preciso investir em alimentos que combatem o envelhecimento (ricos em antioxidantes), como abacate, azeite, castanha-do-pará, tomate, cenoura, aveia… No entanto, também precisa evitar aqueles que contribuem para a piora da pele, como, por exemplo, o açúcar. Seu consumo em excesso afeta a saúde e prejudica os cuidados com a pele.

Além de comer bem, é essencial manter a hidratação diariamente, ingerindo pelo menos dois litros de água por dia. Também deve ter atenção em evitar o uso de bebidas alcoólicas sem moderação e o consumo de cigarro.

Evite esforço físico após a aplicação de botox

4. Evite esforço físico após a aplicação de botox

Após fazer o procedimento de aplicação, é preciso evitar os exercícios físicos por cerca de 24 horas. Esse repouso é necessário, pois movimentos mais bruscos podem acabar ocasionando na migração da toxina para os músculos em que o relaxamento não estava designado, e com isso podendo causar uma reação adversa, como por exemplo, a queda da sobrancelha, que é chamada de ptose palpebral. Também deve-se evitar deitar ou abaixar a cabeça por 4 horas após a aplicação.

Evite também massagear o rosto. Alguns pacientes, os mais sensíveis, costumam ficar com os locais de aplicação da toxina botulínica doloridos, e para aliviar, ficam massageando a região. Ao massagear, o paciente pode fazer com que a toxina se espalhe para outros locais e prejudique o efeito do tratamento. Então fique atento a esse cuidados com a pele e garanta o melhor resultado da toxina botulínica.

Tome os medicamentos recomendados

5. Tome os medicamentos recomendados

Ao final da aplicação do botox, siga as recomendações do profissional que realizou o procedimento, sobre os medicamentos, caso seja necessário. Ele deverá orientar em relação aos cuidados para obter um ótimo resultado. Lembrando que, a automedicação nunca é indicada, tendo, muitas vezes, o efeito contrário ao desejado, ou seja, para um bom resultado só tome os medicamentos que lhe forem recomendados.

Sim, cosméticos podem afetar os cuidados com a pele

6. Sim, cosméticos podem afetar os cuidados com a pele

Como você deve ter notado até aqui que, sua pele estará muito suscetível a problemas, como o sol, por exemplo. Isso também se aplica a inúmeras substâncias, muitas destas que estão presentes em muitos cosméticos. Por isso, esses produtos nem sempre ajudam nos cuidados com a pele.

Com isso, é preciso estar muito atento ao que você passa na área que acaba de receber a aplicação do botox. Deve ter certeza que não possui alergia ao produto, pois uma irritação na área pode resultar sérios problemas, além de redobrar a higiene do local. O acúmulo de resíduos também pode causar danos.

Faça a avaliação de complemento

7. Faça a avaliação de complemento

Para averiguar o resultado, é recomendada a volta ao profissional para uma consulta de retorno. Essa consulta tem a finalidade de fazer uma avaliação do resultado do procedimento estético do Botox. Em alguns casos, pode ser constatada a necessidade de complementação, precisando da reaplicação da toxina. Aqui na Botocenter, todos os pacientes retornam à clínica 15 dias após a aplicação, para passar por uma avaliação de complemento. Esse procedimento faz a maior diferença na garantia de resultados naturais e cuidados com a pele.

O que NÃO fazer após a aplicação de botox

O que NÃO fazer após a aplicação de botox

Após a aplicação da toxina botulínica, há certas coisas que devem ser evitadas por um tempo. Assim, além do esforço físico, é preciso também evitar massagear o rosto, pois a toxina pode acabar se deslocando do seu lugar de aplicação.

Ainda é recomendado não se deitar nas 4 horas seguintes ao procedimento, para não correr o risco de deformar o local e permitir a distribuição adequada. Além disso, é importante seguir outras recomendações de cuidados com a pele, tais como:

  • Evitar a exposição ao sol;
  • Não realizar limpezas de pele exageradas por 24 horas;
  • Evitar realizar atividade física;
  • Evite o uso excessivo de cosméticos após a aplicação.
Os cuidados com a pele garantem uma melhor aparência!

Os cuidados com a pele garantem uma melhor aparência!

Os cuidados que você tem nas primeiras horas e dias após a aplicação de botox é essencial para garantir o resultado esperado. Caso esses cuidados não sejam feitos de maneira adequada, o resultado do procedimento é colocado em risco, muitas vezes, precisando procurar o profissional antes do tempo de retorno.

Portanto, manter os cuidados com o rosto e pós botox é uma prática simples, sendo importante usar os produtos recomendados, e seguir todas as demais recomendações do profissional que realizou o procedimento.

Se você busca por um rejuvenescimento facial, com procedimentos minimamente invasivos com rápida recuperação e efeitos mais duradouros, como é o caso da toxina botulínica, aqui na Botocenter você vai encontrar todo conforto e segurança que merece. Clique aqui para conhecer mais e agendar sua avaliação gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *