A atenção com a saúde da sua pele deve ser redobrada nesta estação.

O inverno normalmente é uma estação adorada pela maioria das pessoas, mas sua pele pode não gostar muito desse clima. É muito comum se ter algumas complicações com a superfície da derme nesse período, normalmente é o momento onde a umidade do ar diminui e, consequentemente, sua pele sofre esse ressecamento. 

O nosso rosto é uma das primeiras partes a sofrer com esses fatores climáticos, podendo sofrer de descamações, também contribuindo para agravar o aparecimento de rugas e entre outras diversas consequências. Para que você não sofra tanto com esse clima, trouxemos 6 dicas para cuidar do rosto no inverno e fazer com que sua pele fique impecável. 

O hidratante facial é essencial para cuidar do rosto no inverno

O hidratante facial é essencial para cuidar do rosto no inverno

Como o rosto é a primeira parte do corpo a sofrer com o vento seco do inferno, é importante que você procure o hidratante ideal para o seu tipo de pele. Muitas pessoas acham que apenas as peles secas sofrem nessa estação do ano, mas elas estão muito enganadas. Mesmo o hidratante sendo ideal para as peles secas, as dermes que são oleosas também precisam de uma hidratação nesse período para prevenir a perda de água e recuperar a barreira de proteção do tecido cutâneo. 

É ideal procurar um especialista para receber um direcionamento melhor de como cuidar do rosto no inverno, mas existem algumas dicas que podem ajudar no processo. Para pessoas com a pele naturalmente ressacada, é viável o uso de maquiagens mais cremosas e produtos hidratantes com substâncias como ceramidas, produtos  à base de uréia, aloe vera ou óleo de amêndoas. Para pessoas de pele oleosa, busque produtos que tratam dessa oleosidade mas que também cuidem das áreas ressecadas ao mesmo tempo, alguns sabonetes que não esfoliam com tanta intensidade e um hidratante oil-free com textura em gel podem ser indicados para essas situações.

O protetor solar é importante para cuidar do rosto no inverno e no ano todo!

O protetor solar é importante para cuidar do rosto no inverno e no ano todo! 

É comum relacionar a ideia de sol, bronzeado e outras coisas ligadas ao calor em estações mais quentes como o verão, mas o inverno ainda é um momento muito propício para sua pele sofrer com a radiação solar. Mesmo não tendo tanto a presença da radiação UVB que é grande causadora de queimadura, a radiação UVA ainda se encontra presente nesse período. 

Esse tipo de radiação é a maior causadora do envelhecimento da pele e também eleva os riscos de câncer de pele, afetando sua pele igualmente no inverno. Com isso, é notável que o uso do protetor solar ainda é essencial, é necessário que se use o produto durante o dia, fazendo mais de uma aplicação. Escolha um produto adequado para o seu tipo de pele e com FPS 30 ou superior, se sua pele for mais oleosa, use um protetor solar que controle a produção de sebo. No caso de pele normal a seca, aposte em hidratantes com filtro solar e vitamina, AHA, ácido hialurônico ou ferúlico

Um corpo hidratado é uma pele hidratada

Um corpo hidratado é uma pele hidratada

A água é um dos principais aliados para a saúde, sendo importante para manter o organismo hidratado e limpo, ela também ajuda várias partes do seu corpo a se manterem em um estado mais saudável e natural. No inverno as pessoas perdem um pouco do senso de hidratação e isso pode afetar sua pele em vários aspectos,  podendo causar descamação e ressecamento. 

Para que seu corpo não perca o equilíbrio natural, é essencial que você beba, no mínimo, 2 litros de água por dia. Com isso, sua pele se manterá hidratada, macia e completamente saudável, sem contar com outros benefícios. Se seu rosto já for ressecado por natureza, esse é um ótimo momento para melhorar  o estado da sua pele e apostar em outros tipos de hidratação. Cuidar do rosto no inverno é essencial! 

A alimentação ajuda a cuidar do rosto no inverno

A alimentação ajuda a cuidar do rosto no inverno

Uma alimentação balanceada é, sem dúvidas, um dos melhores meios para chegar a uma pele e rosto saudável. É importante que se construa uma alimentação baseada no consumo de macronutrientes e micronutrientes, no inverno você pode investir em vitaminas (principalmente vitamina C) , minerais e antioxidantes que neutralizam os radicais livres.

Mesmo mantendo uma alimentação saudável, é importante focar em alimentos que vão favorecer a sua pele. A soja é um produto que não pode faltar na sua dieta nesse período, uma dos seus componentes é o isoflavona que ajuda a evitar o ressecamento por preservar o conteúdo de água e proporciona mais elasticidade ao tecido cutâneo.

Proteja os lábios para um rosto mais saudável

Proteja os lábios para um rosto mais saudável

Os lábios são partes do rosto que sofrem muito com o frio. Por ter uma pele mais fina e sensível, quando ocorre o ressecamento, é muito comum que os lábios rachem e acabem desidratando muito, podendo gerar incômodo e chegar a um estado desconfortável.

É indicado utilizar um hidratante labial várias vezes por dia, para proteger a região contra o frio, o vento e a baixa umidade do ar.

O banho sendo um agente para cuidar do rosto no inverno

O banho sendo um agente para cuidar do rosto no inverno

Todos sabemos que o inverno pede um banho quente, mas vamos com calma! Para que sua pele não sofra muito, o banho quente não é indicado, esse tipo de banho faz com que a pele resseque mais, e no inverno devemos evitar esse tipo de coisa para o nosso rosto. 

O indicado em momentos como esse para cuidar do rosto no inverno é utilizar banhos mornos. Para o cuidado do rosto, é super indicado a lavagem diária com água fria ou morna, com um sabonete específico para o seu tipo de pele e, para secar, utilize de uma toalha felpuda e passadas leves, para não agredir e diminuir a proteção natural.

Os cuidados com seu rosto são essenciais em qualquer momento do ano, mas no inverno a sua atenção para essa parte precisa ser redobrada. Mesmo com tudo, o inverno ainda é uma estação muito agradável, aproveite ela do melhor jeito e com cuidado! 

Gostou das nossas dicas? Veja mais no nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *