Com o passar do tempo, nosso corpo passa por alterações externas e internas. Nas mulheres  e pessoas com útero maduras, por exemplo, é muito comum ocorrerem alterações hormonais por conta da menopausa. 

Mas, afinal, o que é a menopausa? A menopausa diz respeito ao último ciclo menstrual, isto é, a última menstruação que acontece entre os 45 e 55 anos. Nela, os picos hormonais se desestabilizam de forma a causar depressão, irritabilidade, ansiedade, nervosismo, distúrbios do sono, perda de concentração, dor de cabeça e fadiga. Além disso, pode acelerar o processo de envelhecimento da pele. 

Portanto, é imprescindível  que mulheres e pessoas com útero redobrem os cuidados com a pele nesse período, já que alguns hábitos  saudáveis podem ajudar a cuidar da pele durante a menopausa e  neutralizar os efeitos que ela sofre devido a alterações hormonais. 

Apesar dos sinais da idade serem inevitáveis nesse estágio da vida, alguns procedimentos podem diminuir a intensidade desses efeitos, bem como minimizar a presença de rugas e linhas de expressão. Foi pensando nisso que hoje separamos algumas dicas para cuidar da pele na menopausa. 

Dicas para cuidar da pele na menopausa

A redução do estrogênio, colágeno e de gordura natural na pele – em especial, a do rosto –  provoca um aspecto  flácido  e seco, impulsionando o surgimento de rugas e linhas de expressão. Mas você sabe como combatê-las? Detalhamos a seguir formas de manter a pele mais jovem. 

Proteja a pele do sol

Embora a proteção da pele seja indispensável em qualquer faixa etária, durante a menopausa é importante ter uma atenção maior. Nesta fase, os tecidos são mais fracos e, por isso, é recomendado usar um protetor ou filtro solar.

Consuma bastante água

A desidratação é mais comum na menopausa por causa da diminuição de gordura e/ou óleos naturais. Para evitar que a pele fique seca ou áspera é essencial consumir cerca de dois litros de água por dia.

Adote uma dieta balanceada

Muitas pessoas cometem o erro de seguir uma dieta hipocalórica durante a menopausa por medo de ganhar peso. No entanto, longe de fornecer qualquer benefício, esses planos podem afetar tanto a saúde quanto a beleza.

A melhor opção é sempre optar por uma dieta saudável e balanceada, que contenha todos os tipos de nutrientes – proteínas, ácidos graxos e antioxidantes.

Evite fumo e bebidas alcóolicas

Tanto o cigarro como a bebida alcoólica são nocivos à saúde. O consumo dessas substâncias aumenta a presença de rugas na pele e a deixa mais seca.

Use Dermocosméticos

Opte por loções, séruns e hidratantes com ativos e substâncias que podem ser usadas em diferentes tratamentos dermatológicos, como anti-idade, redução de flacidez, manchas na pele e cicatrizes de acne.

Além dos métodos acima, a juventude da pele pode ser prolongada por meio de procedimentos estéticos não invasivos ou quase não invasivos, como a aplicação de toxina botulínica que tem por principal objetivo combater rugas na testa, glabela, lateral dos olhos e nariz; mas também o preenchimento com ácido hialurônico, que é considerado o melhor procedimento contra o temível bigode chinês.