O aparecimento das linhas de expressão é um processo natural de envelhecimento da pele, mas podem ser suavizadas.

O envelhecimento da pele e o surgimento de linhas de expressão são processos naturais da pele. Depois dos 30 anos, o rosto começa a mostrar os primeiros sinais de envelhecimento e o descuido anterior começa a nos mostrar a consequência. E só a hidratação e o filtro solar já não são suficientes para garantir a firmeza e vitalidade.

O envelhecimento da pele está diretamente relacionado ao seu estilo de vida. Fatores como alimentação, exposição ao sol e até mesmo a poluição colaboram para diminuir a capacidade de renovação celular, produção de colágeno e elastina. Isso tudo faz com que a pele apresente sinais.

Hoje vamos ensinar como você pode prevenir e tratar as linhas de expressão, para melhorar a aparência da sua pele. Boa leitura!

O que são as linhas de expressão?

O que são as linhas de expressão?

As linhas de expressão são causadas pela movimentação da musculatura facial. Com o passar do tempo, perdemos quantidade e qualidade do colágeno (elasticidade), além da diminuição de ácido hialurônico (plasticidade), o que favorece a formação das linhas.

Em uma pele jovem e com boa produção de colágeno e elastina, quando o movimento do músculo acaba, a pele volta ao seu normal sem deixar marcas. Exposição solar, estresse, má alimentação, consumo de bebida alcoólica, hábito de fumar e noites mal dormidas são grandes estímulos para o aparecimento das linhas.

Prevenir é o melhor remédio

Prevenir é o melhor remédio

Para prevenir rugas e linhas de expressão é preciso uma rotina adequada ao seu tipo de pele. A higienização, hidratação e a fotoproteção são etapas indispensáveis nesse momento, assim você remove as células mortas, repõe a hidratação que a pele está naturalmente perdendo e a protege do sol, evitando o fotoenvelhecimento. 

Uma dica valiosa é optar por produtos antioxidantes com Vitamina C, que são capazes de combater radicais livres, ajudando a prevenir os sinais da idade. Além disso, é importante manter hábitos saudáveis, através de uma alimentação balanceada, e evitando o abuso de álcool e cigarro.

Linhas finas na região dos olhos

Linhas finas na região dos olhos

A região dos olhos é uma das que mais sofre os efeitos da ação do tempo, por isso é muito importante cuidar dessa área para evitar e atenuar as rugas, linhas de expressão, bolsas e olheiras.

O contorno dos olhos demanda cuidados específicos por ser uma área muito delicada, por isso é necessária atenção na escolha de produtos com textura adequada, que promovam a renovação e melhorem a firmeza da região.

No entanto, chega uma hora que os produtos dermocosméticos não são suficientes. Quando isso é notado, o tratamento ideal é a aplicação de toxina botulínica.

Toxina botulínica para o tratamento de linhas de expressão

Toxina botulínica para o tratamento de linhas de expressão

Este é um dos principais métodos escolhidos para suavizar as linhas de expressão. A aplicação da chamada toxina botulínica, autorizada pela Anvisa, – que é produzida por uma bactéria –  promove a paralisação temporária dos músculos responsáveis pela formação das rugas. 

Com agulhas, as aplicações são feitas nas regiões mapeadas pelo profissional e de 24 a 48 horas após a aplicação o efeito já é visível. A durabilidade do efeito varia aproximadamente de 4 a 6 meses. O procedimento não exige afastamento das atividades diárias, apenas cuidados básicos.

Para que a ruga dinâmica apareça, é preciso que o cérebro envie um neurotransmissor chamado acetilcolina até às fibras musculares, dando um comando para que elas se contraiam. Porém, com a toxina botulínica, ocorre o bloqueio da transmissão dos impulsos nervosos no local onde houve a aplicação. Assim, ele impede a contração muscular e a consequente formação das rugas que surgem quando sorrimos, apertamos os olhos, demonstramos preocupação, etc.

Como é feita a aplicação de toxina botulínica

Como é feita a aplicação de toxina botulínica

A aplicação é feita diretamente no músculo formador das linhas de expressão com agulhas muito finas. Os locais exatos da aplicação variam de acordo com a pessoa, mas em geral a toxina botulínica é feita nas rugas do canto externo dos olhos (pés de galinha), nas linhas da testa e entre as sobrancelhas. 

O procedimento é quase indolor e muito rápido. A pessoa pode voltar ao trabalho logo depois, devendo apenas evitar fazer exercícios físicos, massagear o local tratado ou e deitar nas quatro horas depois da aplicação. 

Que tal fazer uma avaliação?

Que tal fazer uma avaliação?

Detectou problemas na sua face e quer solucioná-los o quanto antes? Você pode agendar uma avaliação gratuita no Botocenter e entender as recomendações de nossos profissionais. Vamos te mostrar todos os detalhes para se livrar das linhas de expressão.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre tratamentos faciais e beleza, confira nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *