A aplicação de toxina botulínica é o procedimento campeão de procura quando o assunto é rejuvenescimento.

Você pensa em fazer tratamento com botox? A famosa toxina botulínica é a substância perfeita para quem deseja “parar no tempo” e esconder uns dos principais sinais do envelhecimento da pele: as rugas. A aplicação promove o relaxamento muscular, ou seja, suaviza os movimentos do rosto que causam a formação de rugas e linhas de expressão.

A aplicação da toxina botulínica se destaca como um dos procedimentos estéticos que mais tem feito sucesso entre os brasileiros e ao redor de todo o mundo. Não só pelos resultados satisfatórios, como também por ser algo realizado de forma rápida, em clínica, sem necessidade de um período de recuperação ou afastamento do trabalho.

Mas, por trás do procedimento, o botox possui muitas dúvidas que precisam ser esclarecidas. Pensando nisso, listamos os maiores questionamentos sobre a substância e revelamos o que é mito e verdade.

1. Toxina Botulínica é a mesma coisa que preenchimento

Mito. Os dois tratamentos possuem objetivos bem diferentes: o botox age paralisando o músculo, e, ao evitar essa movimentação, impede que a ruga seja acentuada (ou até formada) pela contração muscular. Já o preenchimento atua na redução da flacidez, repondo o volume de algumas áreas do rosto e melhorando o seu contorno.

É muito comum acharem que a toxina botulínica também é usada para dar volume aos lábios. Essa é uma grande confusão que se faz, pois a substância não pode ser utilizada para função de volumização –  que é feita pelo Ácido Hialurônico. O botox é indicado somente para as rugas dinâmicas. Para procedimentos de preenchimento, tanto labiais, quanto em Sulco Nasogeniano (“Bigode Chinês”), ou outras localizações faciais, é utilizado o Ácido Hialurônico, também em aplicações ambulatoriais com agulhas ou microcânulas.

2. O botox pode deixar o rosto sem expressão

Mito, pois mesmo que atue paralisando os músculos, somente a aplicação equivocada da substância pode causar esse efeito indesejado, completamente sem expressão. Quando aplicado de forma correta e por um profissional capacitado, a substância contribui para amenizar as linhas de expressão, através do relaxamento da musculatura da face, principalmente em fronte (testa) e musculatura orbicular (“Pés de galinha”).

A toxina botulínica só pode causar consequências negativas no rosto, se for aplicada por alguém sem experiência no procedimento. Por isso, é tão importante recorrer a uma clínica de estética com profissionais qualificados, quando for aplicar botox. Além de um profissional treinado, você também precisa seguir as orientações pré e pós procedimento para potencializar o efeito do tratamento, entre elas estão: não deitar logo após a aplicação, não ficar massageando muito a região e fazer o acompanhamento médico corretamente.

3. A toxina botulínica é a solução definitiva para as rugas na pele

Mito. Na verdade, a toxina botulínica não remove definitivamente as rugas do seu rosto. Suas doses controladas e fracionadas vão ajudar a relaxar a musculatura, reduzindo, assim, as rugas e linhas de expressão momentaneamente.

O procedimento começa a fazer efeito em até 14 dias após a aplicação e pode durar por cerca de quatro meses. Para manter o tratamento, assim com potencializar o efeito de prevenção de novas rugas, é preciso fazer a manutenção após esse período.

4. O efeito do tratamento é imediato

Mito. Muitas pessoas acreditam que saem do consultório com o efeito do tratamento já visível, mas não é como acontece. Os primeiros efeitos começam a aparecer entre 48 e 72 horas, sendo que o efeito final se instala aproximadamente de 7 a 10 dias, e para algumas pessoas até 15 semanas após a aplicação.

Já a duração total da toxina botulínica (como falamos anteriormente), é de aproximadamente de quatro a seis meses, dependendo da resposta individual do paciente, seu metabolismo e da técnica de aplicação e da dosagem aplicada.

5. Os cremes antirrugas oferecem resultados similares ao tratamento com botox

Apesar de muitos cremes prometerem resultados iguais aos obtidos com a aplicação de toxina botulínica, este é mais um mito. Primeiramente é importante reforçar que não existe nenhum creme com botox em sua formulação.

Além disso, os cremes agem superficialmente na pele, melhorando a hidratação e atenuando as rugas mais finas. Já a toxina atua diretamente no músculo responsável pela formação das rugas de expressão. Portanto, os cremes atuam de forma diferente e não são capazes de reproduzir resultados comparáveis aos do botox.

No entanto, para preservar o efeito do tratamento, é importante manter cuidados na sua rotina de skincare. Além do protetor solar, você também não pode deixar de usar um anti-idade. É importante que o produto tenha ativos antioxidantes e hidratantes em sua fórmula, como o ácido hialurônico, que ajudam a devolver o volume do rosto, preenchendo rugas e recuperando a firmeza da pele. 

6. A aplicação de toxina botulínica é indolor

Verdade! A aplicação é praticamente indolor e normalmente feita com agulhas bem finas (tipo de insulina). Para pacientes mais sensíveis, pode ser utilizado um anestésico tópico local com auxílio de gelo, em nossa clínica há um aparelho que refresca a pele, proporcionando o efeito anestésico.

Escolha fazer seu tratamento contra as rugas em uma clínica especializada

A Botocenter é um centro de estética que dispõe de uma moderna infraestrutura, oferecendo serviços de qualidade, com segurança e tecnologia. Tudo para proporcionar o bem-estar dos clientes na promoção de sua beleza e autoestima.

Contamos com uma equipe de profissionais qualificados de diversas áreas, dispostos para oferecer o melhor em tratamento facial personalizado com a segurança e qualidade necessária, prezando sempre pela sua satisfação. Além disso, acompanhamos sempre as novas tendências para tratamentos estéticos, respeitando a saúde, o perfil e a limitação de cada paciente.
Pronto para fazer seu tratamento com toxina botulínica? Clique aqui para conhecer nossos planos e agendar sua 1ª avaliação gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *