Aprenda a suavizar as rugas entre as sobrancelhas e recuperar sua autoestima.

Você já percebeu que ao franzir o rosto, algumas linhas se formam. Elas são as rugas entre as sobrancelhas e ficam na área da glabela. Com o passar do tempo, essa quantidade “extra” de pele que, ao ser movimentada pelos músculos da testa, tende a formar linhas cada vez mais evidentes.

As rugas entre as sobrancelhas são muito comuns em qualquer pessoa, podendo ser mais aparentes a depender de cada caso. Dependendo do formato do seu rosto, da rigidez da sua pele, da genética da sua família e, claro, da frequência com que você faz certas expressões, essas marcas podem ser mais, ou menos evidentes. 

Se você também se incomoda com essas linhas de expressão ou tem muito receio que elas pareçam cada vez mais evidentes, fique tranquilo! Hoje em dia existe uma série de formas de prevenção e tratamento das rugas. Vamos te contar agora mesmo como funciona!

O que são essas rugas entre as sobrancelhas?

O verdadeiro nome das rugas entre as sobrancelhas é ruga glabelar. Popularmente, algumas pessoas também apelidam a condição como “rugas de bravo”, já que essas linhas, quando profundas, podem conferir peso à sua expressão, tirando a leveza do olhar. A pessoa pode aparentar preocupação constante. 

As linhas de expressão na glabela são caracterizadas pelas linhas verticais que aparecem no meio das sobrancelhas. 

São exemplos de outros tipos de rugas de expressão para além das linhas glabelares:

  • sulcos nasogenianos (bigode chinês);
  • pés de galinha;
  • rugas na testa.

O que causa as rugas entre as sobrancelhas?

Como mencionamos no começo desta matéria, as rugas entre as sobrancelhas são causadas por fatores como envelhecimento e genética, mas também são fortemente influenciadas pela mímica facial. 

Com o passar dos anos, a força muscular contribui para a formação dessas rugas,assim como a perda da produção de colágeno na pele. Entretanto, o estilo de vida que cada um leva influencia muito na aparência da pele e na formação de rugas entre as sobrancelhas

O hábito corriqueiro de fazer expressões faciais, como por exemplo, franzir a testa por espanto ou estresse, pode acabar acelerando o aparecimento de linhas de expressão na glabela. Tabagismo e exposição solar sem proteção também são fatores que podem acelerar o aparecimento de rugas glabelares.

Como prevenir as rugas

A melhor maneira de prevenir e retardar o surgimento das rugas entre as sobrancelhas, é cuidando da saúde da pele desde cedo, antes mesmo delas aparecerem. Para isso, basta manter os seguintes hábitos diários:

  • aplicar toxina botulínica de forma  preventiva;
  • beber muita água;
  • alimentar-se bem e manter uma dieta rica em fibras, vitamina C, colágeno e antioxidantes;
  • evitar o cigarro;
  • utilizar protetor solar (até dentro de casa);
  • manter uma rotina consistente de cuidados com a pele, correspondente às necessidades e fases desta.

No mais, é importante lembrar que a genética, assim como a gravidade e o envelhecimento são fatores naturais, principalmente quando o assunto envolve as rugas e linhas de expressão. Porém, isso não quer dizer que não existem alternativas para amenizá-las. 

Como suavizar as rugas entre as sobrancelhas

O primeiro passo para amenizar ou tratar as rugas entre as sobrancelhas é melhorar os hábitos de vida. Logo, evitar ou cessar o tabagismo, usar protetor solar diário e ter atenção nas mímicas faciais são práticas que, sem dúvidas, te ajudarão.

Quando as rugas já estão visíveis, existem alguns tratamentos que podem ser utilizados de maneira isolada ou em conjunto, de acordo com as técnicas necessárias para um bom resultado para o paciente em questão. Confira a seguir os melhores tratamentos.

Toxina Botulínica

Como mencionamos, uma das principais razões pelas quais as rugas entre as sobrancelhas surgem é devido ao movimento repetido da musculatura. Nesse sentido, a toxina botulínica pode ser utilizada tanto para prevenir a formação de rugas entre as sobrancelhas quanto para controlar o agravamento das mesmas. 

Quando injetada em pequenas quantidades, apenas o impulso que orienta o músculo da glabela será bloqueado, causando o relaxamento. É assim que a substância atua como um bloqueio da musculatura subjacente das linhas indesejadas.

Ao ser aplicada, a toxina botulínica impede a liberação de uma substância chamada acetilcolina pelo neurônio, em um mecanismo muito similar ao ato de colocar uma fita isolando parte de um fio elétrico. Com isso, a contração dos músculos é bloqueada, o que impede a formação de rugas. Esse é o tratamento mais rápido e eficiente contra as marcas da idade.

Produtos dermocosméticos

Juntamente com o tratamento do botox, você pode associar o uso de cremes hidratantes que se adaptam à sua pele. Combinar esses cuidados potencializam o rejuvenescimento facial.

Como escolher um creme anti-rugas:

  • Seja claro sobre as suas necessidades: dependendo da sua idade, você deve escolher entre um creme ou outro. A pele não é a mesma de 25 a 30, de 30 a 40 ou mais. Por isso veja as instruções da embalagem.
  • Observe o seu tipo de pele: escolha um creme para pele seca, oleosa ou sensível.
  • Olhe para os ingredientes do creme: certifique-se de que a fórmula do seu creme anti-rugas contém colágeno, elastina, ácido hialurônico, ácido glicólico, antioxidantes ou vitaminas.

Todos estes compostos ajudam a iluminar a pele, prevenir o envelhecimento e atenuar as rugas, inclusive entre as sobrancelhas. O que é realmente importante é a prevenção: se você usar hidratante durante a juventude e anti-rugas mais tarde, será muito mais fácil evitar linhas de expressão. 

Massagem facial

A massagem facial pode ser uma boa alternativa para suavizar as rugas entre as sobrancelhas. Assim como cuidamos dos músculos do resto do corpo, também é importante fazê-lo com os do rosto.

Como fazer uma massagem facial:

Exercício 1:

  • Antes de começar, limpe e hidrate o rosto com seu creme habitual.
  • Coloque a mão na testa e estique a pele para cima.
  • Passe o dedo indicador da mão que você tem livre pelas rugas da testa e entre as sobrancelhas.
  • Mova seu dedo de cima para baixo exercendo uma leve pressão.
  • Passe de uma ponta à outra na testa.

Exercício 2:

  • Coloque as pontas dos dois dedos nas sobrancelhas.
  • Exerça uma ligeira pressão com ambos.
  • Desenhe a parte superior das sobrancelhas com eles. Verifique-os enquanto pressiona.
  • Repita o exercício várias vezes.

Exercício 3:

  • Coloque as pontas dos dedos indicador e médio das duas mãos na testa. Logo acima da sobrancelha.
  • Pressione com um pouco mais de força do que no segundo exercício.
  • Sem mover os dedos, faça movimentos circulares.
  • Repita-os ao longo desta área: entre as sobrancelhas, um pouco acima e acima da linha do cabelo.

Agora você pode colocar essas dicas em prática!

Se você está incomodado com as marcas da idade, sejam elas entre as sobrancelhas, testa ou lateral dos olhos, não precisa sofrer. Quando você impõe uma rotina de cuidados e separa momentos para cuidar da sua pele, logo verá que o investimento vale à pena.

Nós da Botocenter acreditamos na importância da autoestima e pele saudável, por isso temos uma equipe especializada e equipada com os melhores materiais do mercado de beleza. Se quiser saber mais sobre o tratamento com toxina botulínica e revolucionar sua pele de um jeito natural e seguro, agende sua avaliação gratuita! É só clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *