Por ser mais fina e delicada que o resto do rosto, a pele ao redor dos olhos requer cuidados especiais.

Por causa da genética, da exposição a agentes maléficos do ambiente (como poluição e raios ultravioletas do sol) e da própria natureza humana, a pele de todo o corpo envelhece dia após dia. Mas a região que mais sofre e que pode começar a mostrar sinais de envelhecimento antes é a pele ao redor dos olhos, mais fina e delicada que o resto do rosto. E os efeitos são visíveis na forma de rugas nos olhos.

Além dos movimentos repetidos da mímica facial, a perda de elasticidade e o prejuízo gradativo na formação de colágeno contribuem para a formação das linhas de expressão. A mímica facial nada mais é do que franzir a testa, espremer os olhos, torcer o nariz, fazer bocas exageradas – ou seja, tudo que muitas de nós fazemos o tempo todo. 

Felizmente, as rugas nos olhos podem ser evitadas ou, se já tiverem se instalado em seu rosto, minimizadas com hábitos que estão ao alcance de qualquer pessoa. Confira os melhores tratamentos para o rejuvenescimento do seu rosto!

Os cuidados com o rosto e a região dos olhos devem ser diferentes?

Os cuidados com o rosto e a região dos olhos devem ser diferentes?

Por ser mais fina do que o restante do rosto, a área dos olhos necessita de cuidados especiais, capazes de adiar o aparecimento dos sinais da idade. Para isso, não deixe de remover a maquiagem, já que o acúmulo de resíduos acelera o envelhecimento e pode causar manchas na pele. A região dos olhos é delicada, então uma boa dica é usar discos de algodão para aplicar o demaquilante e deixá-los sobre os olhos por alguns segundos para, então, remover a maquiagem.

É importante utilizar dermocosméticos específicos para a região, com ação hidratante, que tratam e melhoram a área dos olhos. Não se esqueça que eles devem ser oftalmologicamente testados e não podem conter substâncias irritantes em sua composição. Cada cuidado específico faz diferença na hora de prevenir e tratar as rugas nos olhos.

Para evitar rugas nos olhos, proteja-se do sol

Para evitar rugas nos olhos, proteja-se do sol

A melhor coisa que você pode fazer pela sua pele é adotar o hábito de aplicar protetor solar todos os dias (mesmo quando está nublado ou você ficará em casa). Assim, você se protege da ação dos raios ultravioleta, que formam radicais livres que, por sua vez, degradam as células da pele, causando o seu envelhecimento e as rugas nos olhos.

O FPS (fator de proteção solar) atua contra os raios UVB, responsáveis pela vermelhidão pós-sol, e deve ser no mínimo 15 para peles mais morenas e no mínimo 30 para peles mais claras. 

Comprimir e tensionar os músculos ao redor dos olhos por causa do sol também acaba causando rugas, principalmente as linhas de expressão. Por isso, usar óculos escuros diariamente é uma forma de prevenir a formação dessas marcas indesejadas. O mesmo é válido para óculos ou lentes de grau: é importante estar sempre com a graduação em dia para evitar comprimir os olhos com frequência.

Não esfregue os olhos e cuidado ao remover a maquiagem

Não esfregue os olhos e cuidado ao remover a maquiagem

Esfregar os olhos com frequência agride a pele sensível da região dos olhos, podendo resultar em rugas precoces. Lembre-se de que é essencial ser muito cuidadoso ao manipular esta região – o mesmo vale para a aplicação do protetor e outros dermocosméticos.

Da mesma forma, tirar a maquiagem de forma brusca também pode causar rugas nos olhos. Tenha cuidado e delicadeza ao tocar nesta região e use os produtos certos para tirar a sombra, máscara e delineador. Passar algodão, lencinho ou papel bruscamente para tirar sombra, máscara e/ou delineador aumenta a desidratação da área e causa ou aprofunda as rugas na região. 

Tenha uma rotina de skincare com produtos específicos

Tenha uma rotina de skincare com produtos específicos

Um dos tratamentos contra rugas nos olhos é através do uso de cremes, loções, sabonetes e séruns que deixem muito claro que possuem ação anti rugas em seu rótulo. Este tipo de produto favorece a renovação celular e atenua as rugas.

A Vitamina C é um poderoso ativo clareador, iluminador e antioxidante. Na região dos olhos, a substância atua removendo a melanina, clareando a área e combatendo manchas escuras. Isso porque ela é capaz de inibir a produção de tirosinase, enzima responsável por produzir a melanina, o que faz do ativo a opção ideal para tratamento de olheiras, por exemplo.

No combate ao envelhecimento, a Vitamina C estimula a síntese de colágeno, a produção de elastina, reduz as rugas nos olhos, revitaliza, reforça a sustentação e firmeza da pele, além de clarear, diminuir bolsas e o aspecto de cansaço. A substância ajuda, ainda, a manter a pele da região com uma boa aparência, saudável e bem iluminada.

Quando for utilizar seus dermocosméticos, limpe a pele antes de aplicá-los, espalhando com movimentos lineares nas pálpebras, sempre de dentro para fora. Só depois disso é que você deve passar a maquiagem.

No entanto, se você só tiver tempo para aplicar seu produtos uma vez ao dia, faça-o à noite, antes de dormir. Assim, sua pele terá mais tempo e menos interferência negativa externa para absorver os princípios ativos do produto. 

O melhor tratamento contra as rugas nos olhos é a toxina botulínica

O melhor tratamento contra as rugas nos olhos é a toxina botulínica

Além da utilidade para fins medicinais, a toxina botulínica também é capaz de suavizar as rugas nos olhos. A substância atua aliviando a tensão da musculatura e suas contrações, ou seja, o acúmulo de pele nas laterais do rosto, quando a gente sorri. 

O tratamento é ideal para quem tem rugas que só aparecem com as expressões faciais e para quem tem rugas mais intensas e marcadas. Afinal, chega uma hora que por mais saudável que seja o estilo de vida e por mais produtos específicos que você use, não serão o suficiente para tratar os sinais de envelhecimento. 

O tratamento com toxina botulínica com certeza é o mais eficiente e os resultados são visíveis poucos dias após a sessão. Lembrando que o procedimento é completamente seguro, suave e praticamente indolor. No entanto, é preciso entender que a substância se dissolve com o tempo, então é preciso renovar as aplicações a cada 4 a 6 meses.

Que tal fazer sua aplicação de 3 áreas pelo preço de 1 aqui no Botocenter? Clique aqui e agende agora sua avaliação gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *