Alguns cuidados com a pele mudam pela noite e agora você vai aprender os detalhes.

No período da noite, nossa pele passa por um processo de recuperação das células. Durante esse processo, que é mais intenso entre as 22h e as 2h, toxinas são eliminadas e o tecido da derme se recupera de danos. Então é importante ter uma rotina específica de skincare noturno.

Essa atenção especial vai te ajudar a ter uma pele saudável e revitalizada. E, além dos cuidados essenciais, você também pode aproveitar as noites para fazer tratamentos mais específicos, com o uso de ácidos, máscaras e massagens faciais. 

Cuidar da pele é fundamental para manter a saúde e a boa aparência dela e o período da noite é ideal para ter uma rotina de skincare. É neste período que as células entram em modo de recuperação, aproveitando muito melhor as propriedades dos produtos.

Então continue lendo e confira todas as dicas para montar um skincare noturno!

Por que ter uma rotina de skincare noturno?

Por que ter uma rotina de skincare noturno?

Com a correria do dia a dia, nosso corpo acaba sentindo o peso da rotina. Principalmente nas grandes cidades, a pele é uma das principais prejudicadas pela ação da poluição, dos radicais livres, da perda de água (ou seja, hidratação), e a exposição aos raios solares.

Segundo um estudo publicado pela University Case Medical Centre, de Ohio, nos Estados Unidos, o processo natural de purificação celular da pele é maior durante a noite, atingindo picos de atividade enquanto dormimos. Dessa forma, é essencial criar o hábito de dormir em horários regulares, entre 7 e 8 horas por noite.

Além disso, nesse período a pele está mais receptiva e suscetível à penetração dos ativos contidos nos dermocosméticos, que são mais aproveitados. Tratamentos com ácidos para o tratamento de manchas, acne, e melhora da textura da pele, por exemplo, podem apresentar melhores resultados com o skincare noturno.

Como ter uma rotina de pele

Como ter uma rotina de pele

Existem inúmeras formas de cuidar da sua pele durante a noite, mas, para ter resultados de verdade, é necessário criar uma rotina de cuidados e segui-la com disciplina, mantendo a consistência.

A melhor forma de ter uma rotina que funcione para você é consultando um dermatologista. As etapas do skincare noturno dependem das necessidades de cada pele e podem ser focadas em tratar acne e manchas ou prevenir rugas, por exemplo. Não há uma receita específica, já que cada pele é única, mas existem alguns cuidados básicos e indispensáveis para a noite. Confira a seguir.

Passo a passo do skincare noturno

Passo a passo do skincare noturno

O skincare noturno deve começar no momento que você chega em casa de noite. É muito importante ir dormir sem qualquer impureza na pele para aproveitar ao máximo os benefícios do seu ritual de cuidados.

1º) Retirar a maquiagem

O primeiro passo do seu ritual de cuidados com a pele deve ser retirar toda a maquiagem do rosto antes de dormir. As partículas de base, batom e sombra costumam ter óleos e ceras que podem entupir os poros, levando ao surgimento de cravos e espinhas.

2º) Lavar o rosto

Depois de retirar a maquiagem, potencialize a limpeza do rosto com um sabonete ou gel de limpeza específico para o seu tipo de pele.

3º) Esfoliar a pele

Nessa etapa você consegue fazer uma limpeza mais profunda, removendo células mortas, desobstruindo poros e promovendo a renovação celular. A esfoliação aumenta a capacidade de penetração do hidratante na pele, controla a produção de sebo e pode até melhorar manchas superficiais. Faça até 2x por semana.

4º) Aplicar um tônico facial

É aqui que a limpeza da pele é finalizada. Com o tônico, você retira as últimas impurezas que restaram sobre os poros, equilibra o pH da pele e prepara o rosto para receber os tratamentos que vêm a seguir.

5º) Usar um creme para olhos

A pele da região dos olhos é 10 vezes mais fina do que o restante da pele do rosto. Além disso, essa é a primeira região a apresentar os sinais do envelhecimento. É onde sofre mais com a falta de hidratação e com a ação de agentes externos, como radiação solar e poluição. 

6º)Escolher um tratamento facial

É nesta etapa que você vai repor a hidratação e os nutrientes da pele, facilitando o processo de regeneração das células e potencializando os efeitos do descanso. Para isso, procure produtos que vão ajudar nas características específicas da sua pele.

7º) Hidratar

Todos os tipos de pele precisam de hidratação, das mais oleosas às mais secas. A hidratação repõe água, ajuda ainda a prevenir manchas, a deixar a pele mais firme e elástica e a minimizar poros e linhas finas.

Os ácidos só podem ir no skincare noturno

Os ácidos só podem ir no skincare noturno

Algumas pessoas usam ácidos para tratar a pele, mas é importantíssimo saber que só podem ser aplicados durante à noite, antes de dormir. Muitas substâncias dos dermocosméticos são fotossensíveis, ou seja, irritam a pele quando a pessoa se expõe ao sol. 

Por isso, seu uso fica restrito ao skincare noturno, onde a incidência de luz é quase nula, exceto pela claridade do celular, lâmpada e televisão, por exemplo. O ácido retinoico é um exemplo desse tipo de produto, mas há muitos outros, como os ácidos clareadores. 

Pronta para ter uma pele renovada?

Pronta para ter uma pele renovada?

Quando você mantém a consistência do seu skincare noturno, em poucos dias já consegue sentir os resultados na pele. O rosto fica renovado, com mais viço, uma aparência mais saudável, manchas suavizadas e até cravos e espinhas controlados.

Essa rotina também pode ajudar com a prevenção e suavização das rugas de expressão, mas você pode potencializar esse tratamento com a aplicação de botox

Então se você deseja saber mais sobre o procedimento e investir no rejuvenescimento facial, clique aqui para agendar sua avaliação gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *