A aplicação de toxina botulínica exige cuidados específicos para maior duração dos efeitos do tratamento.

A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Ela atua provocando um bloqueio nos sinais nervosos enviados do cérebro para os músculos. Quando utilizada em pequenas quantidades para amenizar rugas, a substância cria um bloqueio da musculatura sob as linhas de expressão, causando um relaxamento naquele local. Esse é o principal tratamento com toxina botulínica, mas ele não dura para sempre.

Nosso organismo naturalmente degrada a substância com o passar dos meses e o tempo exato pode variar de pessoa para pessoa. Essa degradação ocorre devido a alguns fatores, como os movimentos de expressão da face que realizamos diariamente.

A seguir, você vai ver com mais detalhes como funciona o tratamento com toxina botulínica e por que a manutenção do procedimento é tão importante para alcançar os resultados desejados. 

Como funciona o tratamento com toxina botulínica?

Como funciona o tratamento com toxina botulínica?

O tratamento com toxina botulínica vem sendo bem indicada por diversos motivos, desde ajudar no reposicionamento de rugas dinâmicas, marcas de expressão ou arquear as sobrancelhas deixando o olhar mais jovial. Esse tipo de toxina age nos músculos faciais gerando uma contração e recebem ordens da substância para bloquear somente a área desejada.

Leva cerca de 2 a 3 dias para que esse bloqueio motor ocorra completamente. E, ainda, são necessários em média 15 dias para que todas as áreas desejadas sejam bloqueadas, criando, assim, uma homogeneização. Além disso, é importante mencionar que com o tempo (cerca de 2 ou 3 meses após a aplicação), o músculo pode se mexer levemente. Mas isso não significa que a toxina botulínica tenha perdido o seu efeito. Esse pequeno movimento muscular é completamente normal e não causa o retorno das rugas.

É somente depois de aproximadamente 5 ou 6 meses que o músculo volta a se movimentar naturalmente, podendo, então, ocasionar, de fato, a volta das rugas. Em algumas pessoas, esse retorno pode ser um pouco mais rápido, em torno de 4 meses. Sendo assim, o tratamento com toxina botulínica tem uma durabilidade de 4 a 6 meses. Durante esse período, é necessário programar uma nova aplicação para a manutenção dos resultados.

Por que a manutenção é importante?

Por que a manutenção é importante?

O objetivo da manutenção do tratamento com toxina botulínica é justamente manter o músculo atrofiado, isto é, mais fraco, fino e relaxado, para que ele marque menos a pele, evitando que as rugas apareçam.

É por isso que a aplicação regular a cada 4 ou 6 meses é tão importante. Uma única aplicação pode apresentar certa melhora em algumas rugas oriundas da contração muscular. Contudo, não terá um efeito preventivo a longo prazo.

A aplicação contínua de toxina botulínica é muito importante, por exemplo, na área da glabela (a região entre as duas sobrancelhas), onde se forma a chamada ruga da braveza ou ruga glabelar. Com o envelhecimento, essa região das sobrancelhas sofre uma queda, representando um dos maiores prejuízos estéticos em relação à área dos olhos.

Mas, com a manutenção do tratamento com toxina botulínica ao longo dos anos, é possível melhorar esse problema. Ou seja, com a aplicação regular, é possível gerar uma elevação da cauda da sobrancelha e uma maior abertura dos olhos, amenizando o aspecto envelhecido da pele.

Cuidados para potencializar o tratamento com toxina botulínica

Cuidados para potencializar o tratamento com toxina botulínica

Agora que você entendeu os efeitos do tratamento com toxina botulínica e a importância da sua manutenção periódica, vamos mostrar como aumentar a duração dos resultados:

1- Cuidados após a aplicação de toxina botulínica:

A manutenção começa antes da sua sessão pós os 4 meses, pois depende muito da maneira como você cuida da sua pele diariamente. 

Logo após a aplicação, evite se deitar nas próximas 4 horas. Também evite exposição solar e exercícios físicos no mesmo dia. Nos dias posteriores, é importante evitar o excesso de dermocosméticos e massagens faciais, pois podem interferir nos efeitos da toxina botulínica.

2- Atenção com seus hábitos diários:

O tratamento com toxina botulínica visa retardar e minimizar os efeitos do envelhecimento facial, por isso apresenta melhores resultados quando aliado a bons hábitos diários. Alguns são:

  • Usar protetor solar todos os dias, até dentro de casa
  • Não fazer uso de cigarros, pois eles interferem na produção de colágeno (responsável pela elasticidade e vitalidade da pele)
  • Beber bastante água 
  • Ter uma dieta equilibrada, com frutas, verduras e sem exageros no açúcar
  • Praticar atividades físicas

Além de ajudar com a manutenção da toxina, esses cuidados também combatem o envelhecimento precoce da pele, melhorando ainda o seu bem-estar.

3- Fazer reposição de colágeno

O colágeno é responsável por manter a elasticidade e firmeza da pele, além de garantir a saúde das unhas e cabelo. A produção da substância diminui naturalmente após os 35 anos, além de ser afetada por hábitos ruins (como consumo de tabaco e excesso de açúcar).

Por isso, com o passar do tempo, a reposição do colágeno pode se tornar uma estratégia necessária para garantir o retardamento do envelhecimento. Com a ampliação dos níveis de colágeno, o organismo tem melhores condições de manter os efeitos do tratamento com toxina botulínica por mais tempo.

Lembre de sempre renovar seu tratamento com toxina botulínica

Lembre de sempre renovar seu tratamento com toxina botulínica

Mesmo mantendo todos esses cuidados diários com sua pele e sua saúde, a manutenção da toxina botulínica  deve ocorrer a intervalos regulares entre 4 e 6 meses. Assim você sempre estará com a pele renovada e livre das indesejáveis rugas de expressão. A soma dos cuidados de manutenção indicados, mais a reaplicação da substância nos intervalos indicados, garantem uma aparência mais jovem e natural, mesmo com o passar dos anos.

Pensando em manter sua beleza sempre em dia, nós temos um plano anual de aplicação com 3 sessões ao ano. Graças ao protocolo exclusivo Botocenter, você pode pagar 3 aplicações pelo preço de 1. Ou seja: são 3 regiões de aplicações por sessão garantidas 3 vezes ao ano. O suficiente para manter seu tratamento sempre renovado e os resultados sempre eficientes. Se quiser conhecer mais sobre o nosso plano anual, clique aqui e agende sua 1ª avaliação gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *