Quando se trata do rosto, o cuidado tem que ser redobrado, já que a pele nessa região costuma ser mais sensível. Em especial, na área dos olhos,  que é uma das mais delicadas e finas. 

Por esse motivo, deve ser tratada com procedimentos especiais como dermocosméticos específicos, filtro e protetor solar, óculos de sol e, para quem deseja suavizar  e combater olheiras profundas,  intervenções estéticas não invasivas, a exemplo da toxina botulínica. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a região dos olhos é a que indica os primeiros sinais de envelhecimento da pele, por estar em constante movimento. Além disso, se considerarmos a espessura da derme nesta área, é um local bastante sensível. 

Por ser mais fina, a área dos olhos pode ser atingida com mais facilidade pelos raios solares, resultando no aparecimento de rugas, linhas de expressão, bolsas e olheiras. Além do mais, como usamos muitos músculos no rosto em nosso dia a dia, seja pra falar, sorrir ou  mastigar, a contração pode ocasionar impactos a longo prazo. 

No caso dos dermocosméticos para a região dos olhos, devem ser desenvolvidos sem ativos irritativos, com pH da lágrima e textura adequada para não escorrer e, por estar muito próximo dos olhos, causar irritação ocular. Assim, a pele da área dos olhos exige tratamentos específicos, complementares aos dermocosméticos utilizados na pele da face.

Outro ponto importante é a higienização da região dos olhos. É preciso remover todas as impurezas, principalmente resíduos da região, no final do dia. Assim, a pele fica pronta para receber o tratamento dermocosmético. Com esse hábito, é evitado o acúmulo de impurezas que favorecem a irritação e o risco de desenvolver infecções oculares. Sabonetes neutros, demaquilantes e soluções micelares são as melhores opções para a remoção.

Como surgem as olheiras, rugas e bolsas na área dos olhos?

Por estar em constante movimento, a musculatura das pálpebras realiza movimentação uma contração rápida tanto para piscar quanto para lacrimejar. Devido a essa movimentação e a influência dos fatores externos, a área dos olhos é responsável por grandes números de rugas e linhas de expressão.

Como combater o envelhecimento na área dos olhos?

Se quiser tratar ou combater o envelhecimento precoce ao redor dos olhos, é importante seguir uma rotina de cuidados que contenha:

  • Antioxidantes que evitam o surgimento precoce de rugas, flacidez e manchas. Os antioxidantes, como a vitamina C, neutralizam os radicais livres, além de firmar e clarear, combatendo a oxidação celular. 
  • Tratamentos que estimulem a síntese de colágeno, a renovação celular e a aparência cansada.
  • Bons hábitos, tais como evitar tabaco e álcool; manter uma alimentação rica em nutrientes e beber bastante água.
  • Aplicação de toxina botulínica, popularmente conhecido como Botox, na lateral dos olhos.

Como a toxina botulínica atua na região dos olhos? 

Nos olhos, a toxina botulínica atua relaxando a musculatura de forma a suavizar as rugas e linhas de expressão na região lateral, conhecidas como “pés de galinha”. 

Aqui na Botocenter, realizamos um procedimento personalizado para combater rugas na lateral dos olhos usando Toxina Botulínica. Ah… E o melhor: Você agenda sua primeira avaliação gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *