Cuidados com a pele madura e sua importância a partir dos 40

Cuidados com a pele madura e sua importância a partir dos 40

Para manter a sua pele madura sempre radiante e bonita, mantenha alguns cuidados especiais.

Desde nosso nascimento, o corpo passa por constantes mudanças. Com o passar dos anos, o metabolismo fica mais lento, a produção de colágeno e elastina diminui e a derme, como tudo em nosso corpo, muda significativamente. Por isso, os cuidados com a pele madura precisam ser especiais para mantê-la saudável e radiante. 

Claro que em todas as idades a pele precisa receber cuidados, mas ao atingir os 40 anos, essa rotina precisa mudar. Vamos mostrar que tipo de atenção extra a pele madura precisa receber e listaremos as dicas para você inserir no seu dia-a-dia.

Continue sua leitura e aprenda os cuidados com a pele madura!

Como a pele madura se desenvolve? 

A partir dos 20 anos, a nossa pele começa a perder a hidratação lentamente. Por volta dos 30, com menos lipídios, formam-se as linhas finas e as primeiras rugas na testa ficam visíveis. 

A partir dos 40, a nossa pele torna-se cada vez mais fina e perde firmeza e elasticidade. Os primeiros sinais de pele madura ficam visíveis ao redor dos olhos e da boca. Com a perda do colágeno da pele, o volume da pele madura diminui visivelmente após os 50 anos.

Com a chegada da menopausa, a mulher passa por transformações no organismo e na pele, devido às alterações hormonais e menor capacidade de repor proteínas importantes. Nesse período há uma diminuição na produção de colágeno e elastina, o que resulta no afinamento da pele e sinais de envelhecimento.

No entanto, a pele madura não é definida apenas pela idade, mas também pelo estilo de vida de cada um, o que pode ter um efeito prejudicial na derme. Por isso, os cuidados com a pele madura precisam ser especiais. Ela é mais fina, com menos fibras colágenas e elásticas, renovação celular lenta, menos glândulas e células imunes. 

As características da pele madura

Os sinais clássicos da pele madura são rugas marcadas, flacidez, manchas solares, ceratoses, aspecto menos viçoso, ressecamento, telangiectasias (pequenos vasos avermelhados) e coloração mais amarelada. 

É possível notar os primeiros sinais de envelhecimento com a heterogeneidade na cor, com ou sem rugas aos movimentos. No decorrer do tempo, as rugas ficam demarcadas ao redor dos olhos, testa, etc. Que podem ser tratadas com toxina botulínica.

A face madura ainda apresenta achatamento das maçãs do rosto, marcação das olheiras, queda da sobrancelha e por aí vai. Ou seja, ocorre a perda do aspecto de curvas da juventude, ocasionada pela falta e/ou redistribuição de gordura, remodelamento ósseo e muscular. Por isso os cuidados com a pele madura são tão importantes para melhorar esse aspecto.

Os cuidados com a pele madura

O passo a passo de cuidados com a pele madura é o mesmo praticado ao longo dos anos: higienização, hidratação e proteção, todos de acordo com a necessidade individual. O demaquilante se faz necessário com o uso da maquiagem. 

O que muda é que a rotina de skincare da pele madura engloba, quase obrigatoriamente, rituais diurnos e noturnos com produtos que atendam às suas necessidades. É preciso ainda mais disciplina com os cuidados diários para manter a cútis saudável e renovada. 

Lembre-se de manter esses cuidados com a pele madura:

1)   Limpe sua pele todos os dias  com um sabonete ou gel de limpeza apropriado para a pele madura. 

2)   Use produtos antioxidantes com vitamina C e vitamina E.

3)   Hidrate seu rosto e corpo com dermocosméticos com ativos como o ácido hialurônico, vitamina B5 e manteiga de karité. 

4)   Aposte em produtos de tratamento para pescoço e mãos com ativos antioxidantes, ácido retinóico, vitamina C ou E e ácido hialurônico.

5)   Aplique o filtro solar com frequência e independentemente do clima.

Botox entre os melhores cuidados com a pele madura

As rugas e linhas de expressão surgem com a queda da produção de colágeno e diminuição de Ácido Hialurônico em nosso corpo, que compromete a elasticidade (resposta ao movimento da musculatura) e a plasticidade (habilidade de voltar, novamente, ao estado inicial) da pele, além de favorecer a formação de rugas. Ainda há a contração e o movimento dos músculos do rosto, onde surgem essas marcas, que também influenciam no aparecimento das rugas.

Além da rotina diária de skincare que citamos acima, é muito importante investir nos tratamentos faciais. E o melhor para tratar as rugas de expressão, é a aplicação de toxina botulínica. Então não deixe esse procedimento de fora dos cuidados com a pele madura.

O botox bloqueia a transmissão dos impulsos nervosos no local onde foi aplicado. Assim, ele impede a contração muscular e a consequente formação das rugas que surgem quando sorrimos, apertamos os olhos, demonstramos preocupação, etc. Tudo isso de forma suave, rápida e indolor.

Confie os cuidados com a pele madura com quem entende do assunto

Agora que você aprendeu sobre os cuidados com a pele madura, já pode iniciar sua rotina de beleza. Você vai notar uma transformação na sua pele, que ficará mais macia, viçosa, firme e bem cuidada.

E aqui na Botocenter você encontra os melhores profissionais para a aplicação de botox com segurança e resultados naturais. Esse é o melhor tratamento para suavizar as rugas de expressão! Quer entender melhor sobre o procedimento? Agende já sua primeira avaliação gratuita conosco, clicando aqui.

 


    Preencha o formulário
    e aguarde o nosso contato.


    4 thoughts on “Cuidados com a pele madura e sua importância a partir dos 40

    Comentários não permitidos.